Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O CEO da WPP, Mark, leia para se aposentar em um conjunto desafiador para a gigante da agência

O CEO da WPP, Mark, leia para se aposentar em um conjunto desafiador para a gigante da agência


Briete de mergulho:

  • O CEO da WPP, Mark Read, se aposentará no final de dezembro, depois de sete anos no comando do maior grupo de anúncios do mundo, de acordo com um anúncio publicado pelo conselho da empresa na segunda-feira.
  • Read trabalhará com o conselho para encontrar um sucessor, disse o executivo em seu LinkedIn. Ele chamou o trabalho contínuo do WPP em torno de dados e transformação artificial orientada à inteligência, reconhecendo que o ambiente de negócios atual é “desafiador”.
  • Quem assume o local do CEO tem uma tarefa difícil para preencher. O WPP afirmou com uma série de perdas dolorosas de clientes e gastos com gastos e está em meio a revisar significativamente alguns de seus ativos mais importantes, incluindo a WPP Media, anteriormente GroupM.

DIVE Insight:

Read assumiu o manto como CEO da WPP sete anos atrás, após a partida controversa de Martin Sorrell, um executivo que, ao longo de décadas, moldou o que antes era uma empresa de cestas de arame em um império de publicidade. Como sucessor de um titã da indústria, a posse de Read não tem falta de incidente, com desafios, incluindo a pandemia covid-19, períodos de agitação global, inflação e advento da IA ​​generativa. Anunciando sua partida, o chefe da agência divulgou seus esforços para fazer da IA ​​uma peça central do WPP, inclusive através da implementação mais ampla do sistema operacional aberto este ano.

“O progresso que nossas equipes fizeram foi excelente e, quando eu ‘Demo’ WPP aberto para nossos clientes, eles sempre ficam impressionados com o que pode fazer”, escreveu Read, que passou mais de 30 anos no WPP no total, em sua nota do LinkedIn.

Ainda assim, o desempenho do WPP ficou em comparação com os colegas, arrastado por uma série de grandes perdas de clientes e retiradas de gastos mais nítidos em mercados como a China. Os custos de aprovação de menos receita caíram 2,7%, de maneira semelhante, para 2,48 bilhões de libras, ou cerca de US $ 3,2 bilhões, no primeiro trimestre de 2025. Discutindo os resultados trimestrais no início desta primavera, leu alertou que as tarifas poderiam afetar ainda mais o apetite das marcas para a publicidade.

Na tentativa de mudar suas fortunas, o WPP promulgou alguns movimentos dramáticos ultimamente. Em abril, adquiriu a plataforma de colaboração de dados Infosum para desenvolver ainda mais suas capacidades além das soluções de identidade Legacy, construídas em tecnologia como cookies. No início deste mês, ele formalmente renomeou o GroupM, seu braço de investimento em mídia, para a WPP Media. Espera -se que a mudança afete 40% a 45% da força de trabalho da unidade. A Paramount, um cliente de longa data, de repente cortou os laços com o grupo na semana passada em meio a planos para uma fusão com a Media de Skydance, informou o prazo, outro golpe para um negócio que está tentando virar uma nova folha. Algumas das políticas de Read também se mostraram controversas com os funcionários, como um plano de retorno ao escritório de quatro dias que teve um lançamento aleatório no início deste ano.

Para alguns analistas, a leitura do que a renda é um resultado esperado após anos de trabalho de transformação não devolver o grupo a níveis consistentes de crescimento. O anúncio ocorre uma semana de Cannes Lions, uma reunião internacional que atua efetivamente como oscars da publicidade.

“A notícia não é surpreendente por causa do desempenho de negócios e das ações do WPP nos últimos anos, juntamente com a instalação de um novo presidente do conselho no início deste ano”, disse Brian Wieser, da Madison and Wall, em uma nota sobre a notícia. “Presumivelmente, o atraso da transição do cargo de presidente do conselho em um ano foi responsável por prolongar esse resultado”.

O WPP mantém o que Wieser descreveu como um “banco profundo” de talento que poderia ter sucesso e pode se basear em candidatos externos, mas ainda precisa resolver uma direção estratégica mais concreta.



Relacionados