Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PepsiCo reformula a marca corporativa para ampliar o foco além da Pepsi

PepsiCo reformula a marca corporativa para ampliar o foco além da Pepsi


Este áudio é gerado automaticamente. Por favor, deixe-nos saber se você tiver comentários.

Resumo de mergulho:

  • A PepsiCo revelou a sua primeira nova identidade de marca corporativa em quase 25 anos para melhor enfatizar a amplitude e diversidade do seu portfólio global de alimentos e bebidas, de acordo com um comunicado de imprensa.
  • No centro do logotipo atualizado está um “P” branco cercado por um símbolo laranja terroso para alimentos e grãos, uma gota de água azul e uma forma verde em forma de folha que simboliza o programa de sustentabilidade Pep+. A iconografia fica acima de uma barra verde mais profunda que representa um sorriso vinculado ao novo slogan da PepsiCo: “Comida. Bebidas. Sorrisos”.
  • As mudanças marcam uma ruptura com as identidades visuais anteriores da PepsiCo, que se aproximaram mais da marca do refrigerante Pepsi. O proprietário da Quaker e da Frito-Lay está passando por uma reformulação à medida que sofre maior pressão para sacudir o negócio em meio a dificuldades de crescimento.

Visão do mergulho:

A reformulação da marca PepsiCo introduz muitas mudanças, mas um aspecto imediatamente perceptível da revisão é a tentativa de desviar a ênfase da Pepsi. Os logotipos anteriores da PepsiCo ecoaram a principal marca de refrigerante do comerciante, com esquemas de cores azul e vermelho e diferentes iterações do ícone global da bebida. Esses elementos estão praticamente ausentes da última atualização, que coloca igual ênfase em alimentos e grãos, bebidas e água e no programa de sustentabilidade Pep+, todos sublinhados por um sorriso.

No anúncio, a PepsiCo observou que apenas 21% dos consumidores conseguem identificar uma marca sob a sua égide que não seja a Pepsi, sinalizando um problema de notoriedade para uma empresa que possui mais de 500 marcas. O logotipo anterior da PepsiCo, que mostra um “PEPSICO” azul em letras maiúsculas sob um globo, foi implementado em 2001.

“Nossa nova identidade reflete corajosamente quem somos em 2025: uma empresa com amplo alcance, visando um impacto positivo em todo o mundo e uma família incomparável de marcas adoradas de alimentos e bebidas”, disse o CEO da PepsiCo, Ramon Laguarta, em comunicado à imprensa.

Um gráfico mostra as mudanças no logotipo da PepsiCo ao longo do tempo

Logotipos corporativos da PepsiCo ao longo do tempo

Obtido da PepsiCo em 29 de outubro de 2025

A paleta de cores da nova identidade está enraizada no “mundo real”, com tons mais terrosos e suaves, enquanto uma fonte personalizada é feita em letras minúsculas para transmitir acessibilidade, de acordo com a PepsiCo. O foco nos sorrisos pretende sinalizar a “obsessão da PepsiCo pelos consumidores”, que a empresa deseja alcançar em mais ocasiões, disse Jane Wakely, diretora de consumo e marketing e diretora de crescimento da PepsiCo International Foods, no anúncio.

O visual renovado da PepsiCo começará a aparecer nas embalagens no início do próximo ano, disse Wakely, e será gradualmente implementado em diferentes mercados. Já está presente nas redes sociais e canais digitais do marketer, inclusive no site corporativo da PepsiCo.

Numa carta aberta, Laguarta detalhou algumas das iniciativas que a reformulação da marca ajudará a reforçar, incluindo o apoio a marcas de alto crescimento como Lay’s e Tostitos; retirar ingredientes e corantes artificiais de produtos como Doritos e Gatorade (em resposta ao movimento Make America Healthy Again); e reposicionar marcas para diferentes ocasiões e chegar aos consumidores através de novos canais, inclusive fora de casa. Internamente, a PepsiCo tem simplificado as operações e investido mais em inteligência artificial para “precisão e impacto”.

Laguarta tem estado sob pressão para agitar as coisas em meio ao declínio nas vendas e na participação de mercado de algumas marcas da PepsiCo. O investidor ativista Elliott Investment Management adquiriu em setembro uma participação de quase US$ 4 bilhões na PepsiCo com o objetivo de fazer com que a gigante de alimentos e bebidas abandone ofertas de baixo desempenho e renove aspectos de sua rede de engarrafamento.

A variante cheia de açúcar, ou lata azul, da Pepsi caiu do segundo lugar em volume nos EUA para o quarto lugar em apenas alguns anos, de acordo com dados da Beverage Digest. A PepsiCo adquiriu no início deste ano a Poppi, uma empresa disruptiva no crescente espaço dos refrigerantes prebióticos, por quase 2 mil milhões de dólares. A marca melhor para você recebeu destaque no anúncio de reformulação da marca corporativa, assim como o rótulo de alimentos mexicano-americano Siete, outra aquisição recente.



Relacionados