Começa na próxima segunda-feira (24) o Gás do Povo, programa nacional do Ministério de Minas e Energia (MME) que prevê a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Cerca de 1 milhão de famílias serão beneficiadas na primeira etapa, que contempla as capitais Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI). Até março de 2026, o programa pretende alcançar 15 milhões de famílias.
Poderão receber o benefício famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com atualização de dados nos últimos 24 meses e renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759). A seleção, feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), prioriza beneficiários do Bolsa Família.
A Caixa Econômica Federal será responsável por distribuir os vales-recarga, credenciar revendedores e validar o acesso dos usuários. A comprovação do direito poderá ser feita com o cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com código de validação enviado por SMS. A retirada do botijão será feita diretamente nas revendas credenciadas.
Diferentemente do antigo Auxílio Gás, que transferia recursos às famílias, o novo modelo garante a entrega direta do botijão, sem pagamento em dinheiro. Segundo o governo, a mudança busca reduzir fraudes e ampliar a eficiência na execução do programa.
* Trainee sob a supervisão de Eduardo Belo
Fonte ==> Exame