Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

SAP foca em programas para capacitar profissionais

Rui Botelho, presidente da SAP Brasil

PANROTAS / Emerson Souza

Rui Botelho, presidente da SAP Brasil

Com o intuito de atender à alta demanda das empresas que investem em tecnologias de ponta, a SAP tem intensificado seus esforços para apoiar a capacitação de profissionais no Brasil por meio de dois programas estratégicos que têm a meta de capacitar e atrair dez mil profissionais por ano: o Capacity Delivery e o Future Talent.

As iniciativas atuam de forma complementar para desenvolver consultores já atuantes no ecossistema e capacitar novos profissionais para acompanhar o crescimento do setor.

  • O programa Capacity Delivery tem como objetivo qualificar e atualizar os profissionais já inseridos no ecossistema SAP, especialmente nas áreas de nuvem, inteligência artificial e soluções estratégicas. Só no Brasil, o programa teve 1.698 profissionais certificados com 152 treinamentos em português. A meta é atingir 2.331 profissionais certificados em 2025, com crescimento de 37% em relação ao primeiro semestre;
  • Paralelamente, o Future Talent tem se consolidado como a principal porta de entrada de novos talentos para o ecossistema. A iniciativa oferece capacitações introdutórias gratuitas em soluções como SAP S/4HANA, SAP Business Technology Platform e SAP SuccessFactors HCM, com foco na preparação básica para processos seletivos conduzidos pela empresa e seus parceiros. Apenas nos primeiros seis meses de 2025, mais de 2,6 mil pessoas foram capacitadas, com uma meta de atingir cinco mil até o fim do ano e expandir esse número em 30% em 2026. Os bootcamps são gratuitos, inclusivos e voltados a perfis diversos: 53% dos participantes têm mais de 35 anos, demonstrando o potencial da iniciativa também para talentos em transição de carreira;
  • O programa se conecta diretamente a parceiros por meio de iniciativas como o Virtual Speed Recruiting, que seleciona os alunos com melhor desempenho para entrevistas exclusivas, além do portal Join #SAPEcosystem, uma plataforma estratégica que já reúne mais de 870 currículos de estudantes, profissionais iniciantes e talentos em requalificação, disponível gratuitamente aos parceiros da SAP em toda a América Latina;

“O fortalecimento passa, necessariamente, pelo investimento contínuo na capacitação de profissionais. Estamos falando de preparar o mercado brasileiro para lidar com soluções da SAP, como SAP S/4HANA Cloud, SAP Business Technology Platform e inteligência artificial generativa, ao mesmo tempo em que abrimos portas para novos talentos em todas as fases da carreira. Os programas são fundamentais para garantir a sustentabilidade do nosso ecossistema. Eles não apenas suprem a necessidade urgente por profissionais qualificados, mas também contribuem para a transformação digital das empresas que usam tecnologia SAP”, diz presidente da SAP Brasil, Rui Botelho.

Já a plataforma SAP Learning Hub Partner Edition reúne mais de 35 mil conteúdos e vem sendo utilizada por parceiros no Brasil para manter os profissionais atualizados. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 13 mil usuários do País participaram de treinamentos, totalizando cerca de 600 mil atividades de capacitação e resultando na emissão de quase dez mil certificados de conclusão.

Brasil tem déficit de profissionais de tecnologia no mercado

Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, número insuficiente para preencher vagas que estão estimadas em 150 mil pessoas.

Esse descompasso pode gerar um déficit superior a meio milhão de profissionais até 2029. Atenta a esse desafio, a SAP visa estruturar uma abordagem de capacitação por meio de programas técnicos, gratuitos e acessíveis, com certificações reconhecidas, parcerias com universidades e empresas do ecossistema de parceiros e foco na diversidade de perfis e experiências.



Fonte ==> Panrotas

Relacionados