O auditório do Teatro do Centro Cultural do Polo Educacional Sesc, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com capacidade para 500 pessoas, ficou lotado na tarde quente do dia 10 de dezembro, com participantes da cerimônia de entrega do Prêmio Atena. Foi a terceira edição do Prêmio, uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e a primeira vez em que todo o Sistema Comércio – CNC, Sesc e Senac – se reuniu para organizar e fazer acontecer o evento. Em quatro horas de celebração, foram entregues 81 troféus aos vencedores, entre quase 200 finalistas presentes. As mestres de cerimônia foram Karina Praça, da CNC; Claudia Ventura, do Sesc; e Daniele Bernardino, do Senac.
Na abertura da cerimônia, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, comemorou a celebração de forma integrada, o que considerou um marco para o Sistema Comércio. E lembrou que isso acontece justamente no ano em que a Confederação completa 80 anos:
“Este ano vivemos o momento histórico, quando pela primeira vez CNC, Sesc e Senac realizam juntos uma única cerimônia nacional de reconhecimento, gesto de integração institucional, maturidade e união. No ano que vem, teremos também a comemoração dos 80 anos do Sesc e do Senac. Estamos aqui hoje com o propósito de mostrar o nosso trabalho e de celebrar, mais do que troféus, a força de um sistema que acredita nas pessoas, valoriza o conhecimento e transforma vidas. Este é apenas o primeiro capítulo de uma história escrita a muitas mãos. Escolhemos o nome Atena porque nos lembra que sabedoria é agir com propósito, aprender e compartilhar. É o que fazemos na CNC, federações, sindicatos, Sesc e Senac”, disse ele.
Tadros fez questão de lembrar também que o Prêmio Atena já foi reconhecido, recentemente (dia 2 de dezembro), com o “Jacaré de Ouro” o principal prêmio do Prêmio Caio, conhecido como o “Oscar Brasileiro dos eventos”. Na ocasião, o Programa Atena foi premiado na categoria “Evento de Incentivo a Clientes”.
“Não é apenas o que fazemos, mas como fazemos, com estratégia, propósito e compromisso com o desenvolvimento do Brasil”, disse o presidente.
Alunas do curso de dança do Sesc-Rio abriram a cerimônia com uma apresentação, enquanto a Orquestra Jovem do Sesc Pará recebia as pessoas, no hall do teatro. Representada com inteligência artificial, a “deusa Atena” esteve também presente à cerimônia, aparecendo em tela de LED, com a voz da analista de comunicação da CNC, Vanessa Campos.
O Programa Atena foi criado com base em três pilares, que foram o fio condutor da cerimônia. O pilar “pessoas” valorizou o talento, a liderança e o desenvolvimento humano, enquanto o pilar “práticas”, destacou as iniciativas inovadoras, as ações de impacto e as boas práticas e o pilar “resultados” foi criado para celebrar conquistas alcançadas a partir da realização de programas de desenvolvimento estruturados e orientados pelo Sistema CNC, Sesc e Senac.
Houve ainda categorias distintas para federações (sete eixos) e sindicatos (seis eixos), contemplando áreas como Relações Sindicais, Atuação Gerencial, Comunicação Institucional, Desenvolvimento de Negócios, Relações Institucionais, Representação e Desenvolvimento de Sindicatos. A premiação buscou valorizar práticas inovadoras, replicáveis e sustentáveis, fortalecendo o papel do Sistema Comércio como indutor de soluções estratégicas para o setor.
O diretor-geral do Departamento Nacional do Senac, Marcus Fernandes, contou que a ideia de integrar as três instituições – CNC, Sesc e Senac – para elaborar uma premiação começou a ser costurada no início da gestão de José Tadros, que assumiu a presidência da CNC em 2018.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/I/D/IPU7E4QRakmUd43l56IA/marcusfernandes.jpg)
“Em 2025, CNC, Sesc e Senac atuam de forma integrada para reconhecer iniciativas que transformam esforço em resultados, com destaque, no Senac, para a valorização docente, a inovação pedagógica, o impacto social da educação profissional gratuita, a conexão com o setor produtivo e a promoção de práticas alinhadas à estratégia nacional.” disse o diretor.
Para José Carlos Cirilo, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, a premiação ajuda a fortalecer os sindicatos, que representam mais de sete milhões de empresas ligadas ao sistema:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/4/A/tJR7MkT4OH8f8IvSKziw/54073547064-5b381f2353-o.jpg)
“O Prêmio Atena traduz a essência do Sistema Comércio: pessoas no centro, práticas qualificadas e resultados com impacto social. No Sesc, esse reconhecimento reforça uma atuação que integra cultura, educação, saúde, lazer e assistência social, sempre em diálogo com as Federações e os Sindicatos. Quando CNC, Sesc e Senac atuam de forma articulada, fortalecemos a capilaridade do Sistema e ampliamos nossa capacidade de transformar realidades em todo o país.”, disse Cirilo.
Um(a) a um(a), foram sendo chamadas ao palco o(a)s representantes das categorias de cada um dos três pilares do Programa Atena. Mesmo nas categorias onde havia mais de um(a) finalista, todo(a)s eram aclamados, o que contribuiu para manter a animação da plateia. Federações e sindicatos da CNC receberam ao todo 63 troféus, enquanto os departamentos regionais do Sesc receberam oito, e os do Senac foram premiados com dez troféus.
Segundo Alain MacGregor, diretor jurídico e sindical da CNC, todo o processo da premiação Atena, que desembocou na cerimônia, começou a ser estruturado no início do ano. A equipe da CNC criou os requisitos, que foram aprovados pelas federações e pelos sindicatos, e ao longo do ano eles foram participando das atividades propostas em cada um dos três pilares do Programa Atena.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/k/A/vk1A9FQImviievZUjizQ/alain-macgregor-diretor-juridico-e-sindical-da-cnc.jpg)
“Hoje, o Sistema CNC reúne 1.096 sindicatos, dos quais cerca de 400 participam ativamente do Programa Atena, além de mais de mil alunos que utilizam a Universidade Corporativa do Sistema, a UniCNC. Cada iniciativa reconhecida no Prêmio Atena demonstra que resultados consistentes nos eixos de atuação sindical são fruto de planejamento, cooperação e compromisso. A conquista de um estimula muitos outros a evoluírem, criando um ciclo virtuoso de aprendizado, melhoria contínua e disseminação de boas práticas em todo o Sistema Comércio”, disse MacGregor.
O fato de ser o primeiro ano que a premiação Atena se ampliou, passando a contemplar também Sesc e Senac regionais, fez invadir o Teatro do Centro Cultural do Polo Educacional Sesc, com cores e sotaques diferentes, o que resultou em um mosaico interessante. A cerimônia reuniu finalistas, homenageado(a)s e lideranças do Sistema Comércio, consolidando o encontro como o momento oficial de celebração de todo o trabalho realizado ao longo do ano nas entidades sindicais e nos departamentos regionais do Sesc e do Senac.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da CNC do YouTube, o CNC Play, alcançando mais 4.754 pessoas, ntre parentes e colegas de trabalho dos finalistas que se emocionaram ao estilo da entrega do “Oscar”.
O presidente Tadros enfatizou os números que tornam o Sistema de Comércio, hoje, uma estrutura importante para o país:
“Somos uma rede presente nas 27 unidades da federação, em mais de dois mil municípios, com milhares de colaboradores e milhões de brasileiros atendidos. Todos os anos, as federações e os mais de mil sindicatos do nosso sistema representam sete milhões de empresas que são responsáveis por 30 milhões de empregos formais e por mais de 43% do PIB que faz parte do sistema e 75% do PIB de comércio, serviços e turismo. Fazemos atuação social e temos mais de dez milhões de credenciais válidas promovendo saúde, cultura, esporte, lazer e bem-estar. Só no ano passado, o Senac teve mais de dois milhões de pessoas atendidas, e isso impulsiona a economia no conhecimento”, disse ele.
Fonte ==> Exame