Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sociável: O governo dos EUA manipulará os algoritmos de Tiktok?

Sociável: O governo dos EUA manipulará os algoritmos de Tiktok?


Este áudio é gerado automaticamente. Informe -nos se você tiver feedback.

““Sociable ”é o mais recente comentário sobre importantes desenvolvimentos e tendências de mídia social do especialista do setor Andrew Hutchinson, das mídias sociais, hoje.

Com o governo dos EUA pressionando para efetivamente tomar Tiktok no país e potencialmente influenciar o conteúdo exibido no aplicativo, vale a pena considerar a crescente influência de Tiktok no discurso político e o papel que agora desempenha no cenário de informações em evolução.

E, embora isso possa parecer uma afirmação radical, que o governo dos EUA poderia procurar influenciar o que os usuários veem no aplicativo se o acordo de aquisição dos EUA proposto passar, o novo grupo de propriedade dos EUA da Tiktok seria 100% escolhido pelo governo e teria “supervisão algorítmica” entre outros controles.

E, com o presidente dos EUA, Donald Trump, observando recentemente que ele faria Tiktok “100% maga” se pudesse, isso parece uma preocupação e um ponto de nota na avaliação do que Tiktok pode se tornar, se o acordo proposto for um sucesso.

Porque Tiktok está subindo como uma plataforma de notícias, especialmente entre os usuários mais jovens.

PEW PESQUISA Uso de notícias de mídia social

Como você pode ver neste gráfico, com base em dados da Pew Research, cerca de 20% dos adultos dos EUA agora recebem notícias regularmente no Tiktok, acima dos 3% em 2020.

E essa tendência é ainda mais pronunciada entre o público mais jovem, com uma relação particular com informações políticas:

Influência política de Tiktok

Portanto, a influência de Tiktok é significativa e crescente e, como tal, a sugestão de que ela poderia ser manipulada pelo governo para influenciar as opiniões políticas potencialmente é uma preocupação.

Obviamente, isso se resume ao algoritmo e aos controles algorítmicos que o grupo de gerenciamento baseado nos EUA pode ter.

Segundo relatos, o grupo Tiktok US Arreceriam essencialmente o algoritmo da plataforma de sua empresa controladora chinesa e o “recriou” usando dados de usuários com sede nos Estados Unidos.

A reciclagem parece que esse grupo terá algum influência sobre quais tendências e não, no aplicativo. Quero dizer, o governo chinês definitivamente tem um nível de controle sobre o que ganha tração na versão local chinesa de Tiktok (chamada “Douyin”), por isso parece totalmente viável que um grupo americano também seja capaz de implementar ponderação semelhante sobre o que ganha mais tração e ver uma distribuição mais ampla no aplicativo.

O que torna os comentários de Trump mais preocupantes.

Trump também observou anteriormente que Tiktok o ajudou a vencer a eleição dos EUA, especialmente com os eleitores mais jovens.

Conforme Trump:

“Sabe, eu tenho um ponto quente no meu coração para Tiktok porque ganhei juventude por 34 pontos e há aqueles que dizem que Tiktok tem algo a ver com isso.”

Portanto, Trump tem um entendimento claro do impacto que a plataforma pode ter nesse sentido, enquanto também criticou as plataformas sociais por censurar seu discurso no passado e até as processou por tais ações.

Como tal, a ameaça de uma aquisição de maga do aplicativo é realista, embora Trump tenha dito que todos os lados serão tratados de maneira justa sob a administração proposta dos EUA.

Se o negócio for aprovado.

Notavelmente, a China ainda não comentou a mais recente proposta de aquisição de Tiktok de Trump, apesar da Casa Branca alegando que é praticamente um acordo feito. Um dos segundos pode ser potencialmente que o PCC está procurando mais concessões dentro do acordo, incluindo o apoio de Trump à reivindicação de propriedade da China sobre Taiwan, que os EUA há muito se opõem, em apoio à independência de Taiwan.

O fato de um aplicativo que chegou à fama através de danças virais está agora no centro de negociações geopolíticas, sublinha a importância das mídias sociais na paisagem mais ampla e o valor que os líderes políticos vêem nessa perspectiva.

Também é notável que Tiktok esteja vendo mais solicitações do governo de várias regiões ao longo do tempo.

Influência política de Tiktok

Como um Tiktok de propriedade dos EUA lidará com isso, e se a Casa Branca tiver algum nível de influência direta na mesma, como pode ser esperado gerenciar pedidos do governo estrangeiro de maneira justa e equitativa? É verdade que a maioria desses pedidos está relacionada a remoções em suas respectivas fronteiras, mas algumas se relacionam com remoções mais amplas e esforços de supressão.

Outro ponto de nota dos dados de Tiktok é a presença mínima da China nas listagens de detecção de “Operações de Influência Covert” da Tiktok.

Isso só se destaca porque os grupos da China são o contribuinte mais significativo para o relatório de tags do Google, que analisa o mesmo elemento. Comparando os dois, o Tiktok lista que, em 2025, detectou um total de 2.076 contas originárias da China que foram encontradas como se envolvendo em operações de influência no aplicativo.

No mais recente boletim de tags do Google, publicado em julho, relatou que havia terminado mais de 7.700 canais do YouTube vinculados a Operações de influência coordenadas administradas por atores estatais chineses apenas entre abril e junho.

Logicamente, você assumiria que, se as operações de influência chinesa estivessem procurando influenciar os usuários ocidentais, o Tiktok seria um vetor mais ideal para isso, dada a conexão direta entre o Tiktok e o CCP. Mas o YouTube é visto como um alvo mais viável para esses programas, ou Tiktok não está indo tão bem em pegá -los.

Tudo isso aponta para o potencial do Tiktok como uma ferramenta de influência política, que em breve pode estar ao alcance do governo dos EUA.

E enquanto Trump e sua equipe estão trabalhando para tranquilizar as pessoas sobre sua abordagem nessa frente, há uma preocupação real de que a tentação de influenciar os algoritmos a seu favor possa eventualmente ser demais.





Relacionados