Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tecnologia ajuda na tomada de decisão mais sustentável

Tecnologia ajuda na tomada de decisão mais sustentável

As questões ambientais, econômicas, de governança e sociais de uma empresa são extremamente importantes, principalmente no momento de pandemia que o mundo se encontra. Com isso, o tema ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em tradução livre) vem se tornando uma pauta em ascensão. E a tecnologia pode impactar e ajudar neste sentido.

“Muitas empresas que não estavam tecnologicamente preparadas não estão conseguindo surfar bem nesses mares turbulentos causados pela covid-19. E a tecnologia impacta diretamente no ESG, pois, primeiro ela traz os dados, depois os transforma em informações, que levam as companhias a tomarem ações”, explica o diretor executivo da SAP Concur, Denis Tassitano, durante a live Trocando Ideia, no Portal PANROTAS.

Dentro da ferramenta da SAP Concur, o viajante consegue checar quais voos emitem menos carbono, quais hotéis são ecofriendly, entender se é possível trocar o voo por trem ou automóvel e outros detalhes relacionados à sustentabilidade e a tornar sua viagem corporativa mais sustentável.

“Temos todos os dados e transformamos em informações, ajudando o viajante a tomar decisões. A empresa também pode inserir esses detalhes nas políticas de viagens. Elas precisam ser parametrizadas e é aí que a tecnologia entra. Por isso, é preciso tirar a política do papel, colocar no sistema e detalhar tudo para quem viaja poder utilizar. Tem de ser comunicável, tem de ter incentivo e também algumas punições para quem não segue. Isso é um papel de toda a companhia”, explica Tassitano.

EMBAIXADORES DO ESG
Como a parte de sustentabilidade não é uma agenda de uma só área e, sim, de toda a empresa, assim como compliance, é necessário que o tema permeie toda a companhia, seja um todo. Para isso, escolher embaixadores do ESG em vários departamentos é interessante para repassar o exemplo a toda a organização como funcionário.

“É preciso mudar a mentalidade para dar o exemplo para que todo o ecossistema receba. É uma visão bem holística que todos os departamentos têm de abraçar. E essa é a chance para a área de travel entrar ainda mais na agenda estratégica da empresa. ESG é estratégico para todas as companhias, tem um impacto real e, por isso, precisa de dados para apresentar metas possíveis”, diz o diretor executivo.

Em uma viagem a trabalho, o exemplo do embaixador pode ser passado por meio da escolha do voo mais sustentável, diminuir a quantidade de taxis utilizados, escolher um hotel que preza pela sustentabilidade, dividir quarto com outros colegas, economizar nem que seja R$ 10 em um jantar com clientes… ESG é um tema de práticas integradas que impactam em todas as áreas de uma corporação.

RELAÇÃO PANDEMIA X ESG E VIAGENS
“A pandemia não é o melhor momento para olhar para isso, é o momento que precisa ser feito. Para os setores que retraíram, que estão com menos ou sem viagens, é a hora ideal para rever esses conceitos. Qual é a política que tem? É preciso criar uma para a covid-19. Antes não ligávamos muito para a parte de saúde, agora tenho de saber muito bem qual é a minha assistência médica. Acho que será preciso melhorar a viagem para as poucas viagens que têm. Elas vão diminuir, então, será necessário ter algumas regalias para os viajantes porque alguns deles estarão tensos por viajar”, afirma Tassitano.

Esse é o momento que é preciso reavaliar tudo que envolve uma viagem corporativa e, talvez daqui um mês, reavaliar de novo. A política de viagens precisa ser sempre analisada, pois tudo mudou. Segundo o diretor comercial da SAP Concur, agora é a hora de entender como vai reavaliar e comunicar.

“A indústria teve um impacto muito grande, mas não podemos abaixar a cabeça e deixar a reavaliação para depois. Ela precisa ser feita agora. Tem de entrar na agenda estratégica. Viagens que não faziam sentido deixarão de existir, por exemplo. Isso é ruim, mas é bom ao mesmo tempo. Haverá uma retração, mas o que eu espero das companhias é uma melhora na qualidade das viagens. Os deslocamentos serão mais estressantes, devido a todos os protocolos, por isso acredito que terá todo um rearranjo do mercado de viagens corporativas, inclusive para aproveitar melhor a vagem, fazer um bleisure. O setor vai ter de se readequar a novos formatos”, finaliza.



Fonte ==> Panrotas

Relacionados