Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Teste incorporação — Ministério da Educação

PDDE Equidade — Ministério da Educação

Locutor: Começa agora o boletim de notícias do Ministério da Educação.

Repórter: O Ministério da Educação publicou edital para oferta de 1.500 bolsas do Programa Bolsa Permanência a estudantes de graduação matriculados em cursos de medicina que participam do Mais Médicos. O benefício de R$ 700 será pago a partir do início de 2026. O investimento anual será R$ 12,6 milhões de reais.

O programa busca minimizar as desigualdades sociais e contribuir para permanência e diplomação de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Do total de bolsas ofertadas, 25% serão destinadas a estudantes de universidades federais e 75% a alunos bolsistas integrais de instituições de ensino privadas. A distribuição das bolsas priorizará municípios com maiores índices de vulnerabilidade.

A adesão das instituições ao programa vai acontecer de 2 a 13 de fevereiro de 2026, por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência. Já o cadastro dos estudantes deve ser feito, pelo mesmo sistema, no período de 4 a 20 de fevereiro.

Para receber a bolsa, os estudantes devem ter renda bruta familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio e estar inscritos no CadÚnico; ter matrícula ativa em um curso de medicina em instituições que participam do Programa Mais Médicos; não ter concluído qualquer outro curso superior; e não ser beneficiários do programa de Bolsa Permanência em outra modalidade.

A seleção final dos estudantes vai ser feita pelas instituições de ensino entre 06 e 13 de março.

Locutor: Para mais informações, acesse gov.br/mec.



Fonte ==> MEC

Relacionados