Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Trump diz que paciência com Putin ‘está acabando’ devido à guerra na Ucrânia | Mundo

Trump em reunião na Casa Branca — Foto: Brian Snyder/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que sua paciência com o líder russo, Vladimir Putin, está se esgotando devido à sequência da guerra contra a Ucrânia. Em entrevista à emissora “Fox News”, o republicano disse que poderia impor mais sanções ao petróleo e ao sistema financeiro da Rússia, desde que os europeus adotem medidas similares.

Questionado durante uma participação no programa “Fox & Friends” se sua paciência com Putin havia se esgotado após a incursão com drones russos sobre o espaço aéreo da Polônia, o presidente americano respondeu: “Sim, meio que está acabando e está acabando rapidamente”.

“Teremos que ser muito, muito firmes”, continuou Trump, ao dizer que sanções contra bancos russos e o petróleo eram uma opção de resposta a Putin, juntamente com as tarifas comerciais. No entanto, o presidente americano condicionou a aplicação de qualquer medida à adesão dos europeus.

Trump tem sido pressionado pelos países da Europa a agir para conter Putin, mas pouco têm feito para pressionar Moscou. Agora, o presidente americano tem demandado que os países da União Europeia (UE) imponham as chamadas “sanções secundárias” sobre a China e a Índia, grandes compradores do petróleo russo, como forma de retirar receitas do Kremlin.

Hoje, os ministros de Finanças do G7 discutirão a possibilidade de impor tarifas a países terceiros que compram produtos russos após pressão dos EUA. No entanto, os europeus relutam em adotar medidas contra China e Índia, países com quem mantêm importantes relações comerciais em meio à guerra tarifária deflagrada por Trump.

“Eu já fiz isso. Fiz muito. Isso não é uma coisa fácil de fazer. É algo muito sério e causou um desentendimento com a Índia”, afirmou o republicano, citando a tarifa de 50% imposta sobre o país por causa da compra de petróleo russo.

Trump também afirmou que a guerra da Ucrânia é muito mais um “problema da Europa” do que dos EUA.

Trump em reunião na Casa Branca — Foto: Brian Snyder/Reuters



Fonte ==> Exame

Relacionados