Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Trump quer fim de cobertura para aborto no seguro de veteranos

Trump quer fim de cobertura para aborto no seguro de veteranos

O Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos (VA, na sigla em inglês), sob a gestão do presidente Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (5) uma proposta para excluir o aborto da lista de procedimentos que atualmente são cobertos pelo seguro saúde oferecido a veteranos militares americanos e seus dependentes. A medida, apresentada oficialmente em Washington, está em fase de consulta pública e representa um realinhamento das políticas federais de saúde conforme diretrizes do atual governo.

Pela proposta, segundo informações da Associated Press, o seguro saúde do VA passará a autorizar o aborto apenas em situações onde há risco concreto à vida da gestante. Segundo o departamento, a decisão busca restringir os recursos públicos a “serviços médicos necessários”.

A iniciativa responde a demandas de organizações conservadoras dos EUA, como a Alliance Defending Freedom, que defendeu publicamente a retirada do aborto da lista de benefícios para priorizar a destinação de recursos à saúde dos veteranos.

“O custo ou fornecimento do aborto tira recursos de outras áreas”, alertou o grupo em carta encaminhada ao governo federal.

A consulta pública sobre o tema está aberta até 3 de setembro, e o governo Trump reforça que a medida alinha a política do VA a outros programas federais, como Medicaid e TriCare, que já preveem limitações semelhantes para o procedimento. Após o encerramento do prazo, o Departamento de Assuntos de Veteranos analisará as contribuições para definir a versão final da regra.



Fonte ==> Gazeta do Povo e Notícias ao Minuto

Relacionados