Enquanto alguns profissionais de marketing continuam recorrendo a videogames para se conectar com o público, o Voodoo Ranger está adotando uma abordagem mais analógica da comunidade de jogos. A marca de cerveja, produzida pela New Belgium Brewing, quer que os consumidores abrem um frio em jogos de tabuleiro nas principais ativações no local que ocorrem durante as convenções de fãs em todo o país, na esperança de aproveitar o entusiasmo do grupo.
“A cerveja artesanal é um grupo muito apaixonado”, disse Patrick Morgan, gerente da comunidade do Voodoo Ranger. “No espaço de jogos e, especificamente, no espaço do jogo de tabuleiro, é um grupo extremamente apaixonado”.
Com Jogos de tabuleiro Surgindo em popularidade, o espaço está maduro para as marcas que desejam aproveitar uma comunidade apaixonada. Para explorar esse mercado, o Voodoo Ranger alavancou parcerias com empresas de jogos e manteve uma presença robusta nas convenções. É uma estratégia que depende muito de conhecer os consumidores onde estão.
“Você pode nos ver no supermercado, você pode nos ver em um outdoor, mas esse é apenas um certo grupo de pessoas com as quais seremos capazes de interagir”, disse Morgan. “Dessa forma, podemos realmente interagir com indivíduos no terreno. Estamos lá para realmente conversar, estar com indivíduos e apoiar dessa maneira”.
Nascimento de uma estratégia
Antes de seu envolvimento com jogos de mesa, o Voodoo Ranger já estava ativo no espaço de videogame. A equipe da cervejaria tinha um grupo World of Warcraft Raid que se reunia regularmente, levando ao nascimento da estratégia de jogos da marca. Por fim, o Voodoo Ranger fez uma parceria com a Dreamhack, um festival de jogos, para patrocinar um torneio de contra-ataques em 2018.
“Vimos uma enorme paixão por marcas que estavam entrando no espaço de uma maneira genuína”, disse Morgan.
Os jogos de tabuleiro foram uma progressão natural para a marca. Como muitas outras marcas de cerveja, uma estratégia local é uma parte central de seu marketing. No entanto, enquanto marcas de cerveja como Heineken e Budweiser se reúnem para eventos esportivos, o Voodoo Ranger adotou uma abordagem diferente. Em vez de locais de Fórmula 1, ele reuniu convenções cômicas. Em vez de fazer parceria com a NFL, ele fez parceria com a Rollacrit, uma marca de estilo de vida focada em jogos de mesa.
Notavelmente, o Voodoo Ranger, em 2024, lançou um pacote de expansão para o jogo dos Heroes of Barcadia de Rollacrit, que combina um jogo de tabuleiro com um jogo de bebida. Os copos de cerveja servem como peões e o líquido interno serve como uma barra de saúde.
Em Heroes of Barcadia, cada copo de cerveja recebe uma “classe”, um papel único com habilidades especiais. O personagem do Voodoo Ranger se encaixa bem com o Kegger do jogo, o Bárbaro e Merlo, o Feiticeiro. O vidro de vodu Ranger tem a imagem do mascote da marca usando seu chapéu e óculos de marca registrada.
“Queremos oferecer algo novo e algo que os participantes ou os participantes de eventos estão procurando que eles ainda não tenham lá, e isso é algo que sempre fizemos, apenas para que pudéssemos estar lá de uma maneira genuína”, disse Morgan.
Além disso, Rollacrit serve como o comerciante oficial da Gen Con, uma convenção de jogos de Indianapolis que desenhou 72.000 jogadores Em 2025. Essa associação permite que o Voodoo Ranger aproveite o evento e interaja com os fãs em nível pessoal. E esses eventos geram resultados, com os aumentos regionais de vendas durante o evento, de acordo com Morgan.
Uma luz diferente
Para o Voodoo Ranger, o espaço do jogo de tabuleiro permite ir além das práticas de marketing padrão e se envolver com consumidores apaixonados de maneiras únicas. Nessas convenções, a marca é capaz de criar espaços únicos para os fãs tomarem uma bebida e relaxar. Retornar aos mesmos eventos ano após ano ajuda a construir a comunidade e uma base de fãs leais, enquanto se envolve simultaneamente com os novos da marca.
Atualmente, a marca está se preparando para os próximos eventos de jogos de mesa, como o Pax Unplugged em dezembro. Como a marca é ativada na convenção ainda não foi determinada, de acordo com Morgan.
“Temos as pessoas que nos vejam sob uma luz diferente, nos vemos de uma maneira que eles talvez não tenham nos visto antes”, disse Morgan. “E é por isso que continuamos fazendo isso.”