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Aprendizagem Mobile-First: Projetando aplicativos educacionais envolventes

Aprendizagem Mobile-First: Projetando aplicativos educacionais envolventes

Por que os assuntos de aprendizado de Mobile-primeiro

Os telefones celulares não são mais apenas para mensagens de texto ou navegação. Eles se tornaram uma plataforma popular para aprender, se encaixando em nossas vidas ocupadas, onde usamos aplicativos todos os dias, o tempo todo. No entanto, embora o aprendizado de Mobile First esteja disponível em muitos aplicativos, a maioria deles não mantém os usuários envolvidos por muito tempo. O problema não é que as pessoas não querem aprender em seus telefones. É que muitos aplicativos simplesmente transferem o conteúdo da sala de aula para uma tela menor sem adaptar a experiência para uso móvel. Isso precisa mudar. Os designers instrucionais devem começar a projetar com uma mentalidade móvel e se concentrar na criação de experiências de aprendizado envolventes, fáceis de usar e flexíveis que correspondem à maneira como as pessoas realmente usam seus dispositivos.

Mas o que os alunos querem? O que seria necessário para eles se envolverem mais com o aprendizado de Mobile First? Eles preferem aprendizado rápido e curto, recursos interativos que o tornam agradável e a capacidade de aprender onde e sempre que escolherem. Os dispositivos móveis são ideais para esse fim, pois também aumentam a acessibilidade, fornecendo recursos educacionais a pessoas que, de outra forma, poderiam enfrentar barreiras, como as de áreas rurais ou profissionais ocupados. Portanto, o aprendizado de Mobile-primeiro é essencial. Para educadores, empresas e desenvolvedores de aplicativos, isso significa que eles devem alcançar os alunos em seus telefones, entregar conteúdo e mantê -los motivados e engajados. Vamos ver como você pode fazer isso e o que você deve prestar atenção ao projetar o aprendizado móvel.

Princípios-chave do design de aprendizagem móvel primeiro

Simplicidade

As pessoas não gostam quando o aprendizado móvel está muito confuso. Se você abrir um aplicativo e ver muitos botões e texto longo, poderá fechá -lo. É por isso que um design simples é realmente importante para aplicativos móveis. Isso inclui telas claras, texto curto e ícones facilmente visíveis. Quanto mais fácil é para alguém usá -lo imediatamente sem gastar muito tempo para descobrir as coisas, melhor. Também é importante simplificar as idéias complicadas. Em vez de frases longas, use outras curtas ou fotos. Da mesma forma, divida tópicos difíceis em peças gerenciáveis ​​que os usuários podem examinar um de cada vez. Quanto mais simples o design, mais provável que as pessoas continuem usando -o.

Microlearning

O aprendizado de primeiro celular é mais eficaz quando o conteúdo é dividido em peças pequenas e facilmente compreensíveis. Isso é conhecido como microlearning e envolve oferecer lições curtas que os alunos podem concluir em apenas alguns minutos. Por que isso é eficaz? Porque se encaixa na maneira como usamos nossos telefones. Verificamos notificações várias vezes ao longo do dia; Portanto, ao criar lições que levam apenas de 3 a 5 minutos, ajudamos os alunos a integrar a educação em suas vidas diárias sem se sentir sobrecarregadas. O microlearning também beneficia a memória. Aprender em sessões curtas ajuda as pessoas a se lembrarem de informações de maneira mais eficaz do que tentar absorver tudo de uma vez.

Engajamento primeiro

O valor de um aplicativo educacional não depende de quanta informação ele oferece. Simplesmente oferecer informações não garante que as pessoas aprendam. O que realmente importa é o quanto o aluno está engajado. Um aluno engajado presta atenção, interage com o material e lembra o que aprenderam. Portanto, em vez de simplesmente apresentar conteúdo, concentre -se em questionários curtos, quebra -cabeças, desafios e histórias e incentive a interação em geral.

Personalização

Uma abordagem genérica não funciona bem na educação, especialmente quando aplicada a aplicativos móveis. Os alunos de hoje querem ferramentas de aprendizado que se adaptem às suas necessidades. A chave para isso é a personalização. Isso pode ser tão simples quanto permitir que os alunos estabeleçam metas para o que desejam aprender e acompanhar seu progresso. Como alternativa, seu aplicativo móvel pode utilizar a tecnologia inteligente para sugerir a próxima lição com base no conhecimento atual dos usuários. Pequenas coisas, como notificações para animá -las quando terminam lições ou lembretes sobre as lições que não concluíram, tornam o aplicativo mais pessoal.

Design de acesso offline

Nem todo mundo sempre tem acesso à Internet rápida e estável. Os alunos em áreas rurais, países em desenvolvimento ou aqueles que se deslocam geralmente lutam com a conectividade. É por isso que projetar o acesso offline é um princípio fundamental no design de aprendizado de Mobile First. Um aplicativo que permite aos usuários baixar lições ou recursos para uso offline garante que eles possam continuar aprendendo, não importa onde estejam. Também remove a frustração, já que ninguém quer perder o progresso só porque a conexão caiu.

Loops de feedback

Imagine fazer um curso em que complete as aulas, mas não sabe o quão bem você está. Você provavelmente perderia o interesse rapidamente. É por isso que os loops de feedback, que fornecem respostas claras e instantâneas às ações dos alunos, são importantes no design de aprendizado de Mobile First. O feedback pode ser uma marca de seleção verde para uma resposta correta, uma breve explicação para uma, barras de progresso ou recompensas como pontos e crachás. Esses pequenos reconhecimentos dão aos alunos uma sensação de realização e os incentivam a continuar.

Acessibilidade

Finalmente, o design de aprendizado móvel primeiro deve sempre considerar a acessibilidade. Isso significa criar aplicativos que funcionam para alunos de todas as habilidades e necessidades. Etapas simples, como adicionar legendas aos vídeos, oferecer opções de texto em fala, usar visuais de alto contraste e garantir que a navegação seja amigável ao readers de tela, faça uma enorme diferença. A acessibilidade mostra que você respeita os alunos e disponibiliza a educação a todos. Afinal, o aprendizado móvel tem tudo a ver com inclusão, e isso não é possível sem acessibilidade.

Como projetar aplicativos de aprendizado móvel envolventes

Gamificação

Quando você ouve “gamificação”, você pode pensar em crachás e pontos aparecendo quando clica em alguma coisa. Embora esses recursos sejam emocionantes, a gamificação é mais do que apenas adicionar jogos ao processo de aprendizado. Trata -se de tornar o aprendizado divertido, ajudando os usuários a sentir que estão progredindo e obtendo recompensas. Se você deseja adicionar gamificação ao seu aplicativo, pense sobre estas perguntas:

  • Essa recompensa faz com que o aluno se sinta orgulhoso?
  • Isso os ajuda a continuar?
  • Ajuda com o aprendizado ou é apenas por diversão?

A gamificação eficaz faz com que o aprendizado pareça uma jornada, completa com marcos, pequenos sucessos e motivação. Tenha cuidado: quando a gamificação é feita errada, parece que você está enganando os usuários a aprender, e os alunos podem facilmente dizer a diferença.

Elementos interativos

Ninguém gosta de aprendizado passivo, especialmente em um dispositivo móvel. Se o seu aplicativo parecer uma versão em PDF de um livro, você perderá os usuários rapidamente. O engajamento vem da interação, que basicamente envolve dar às tarefas dos alunos, não apenas coisas para ler ou assistir. No celular, você tem muitas ferramentas para tornar o aprendizado interativo. Você pode aproveitar o deslizamento usando cartões de memória flash ou sim/não; Tocando, permitindo que os usuários escolham respostas ou explorem materiais; arrastar e cair criando exercícios correspondentes ou construindo sequências; Quizzes oferecendo verificações rápidas para confirmar o entendimento; E, finalmente, cenários com lições “Escolha sua própria aventura”, onde as decisões moldam os resultados. Esses recursos tornam a experiência agradável e ajudam a reforçar o aprendizado. Quanto mais alguém interage com o conteúdo, maior a probabilidade de se lembrar disso.

Aprendizado social

O aprendizado geralmente não é feito sozinho. Os alunos compartilham idéias com colegas, discutem problemas com colegas ou pedem ajuda aos amigos. A aprendizagem móvel primeiro pode criar esse senso de comunidade por meio de recursos sociais. Isso pode incluir quadros de discussão para compartilhar insights e perguntas, feedback dos colegas, onde os alunos revisam o trabalho um do outro, os desafios do grupo que promovem o trabalho em equipe e as tabelas de classificação que adicionam um elemento competitivo amigável. A aprendizagem social tem dois benefícios principais: mantém os alunos motivados e ajuda a aprofundar a compreensão, pois conversar ou ensinar aos outros é uma das melhores maneiras de aprender. No entanto, nem todo mundo gosta de recursos sociais, por isso é importante torná -los opcionais.

Notificações push

Muitos aplicativos enviam muitas notificações, o que geralmente frustra os usuários e pode levá -los a desativar as notificações completamente. Se feito com atenção, as notificações push podem ajudar a envolver os usuários de maneira eficaz. Para ser útil, as notificações devem ser pessoais, relevantes e oportunas. Em vez de mensagens genéricas, considere lembretes gentis quando alguém perder o tempo habitual de estudo, as mensagens de felicitações quando atingirem uma meta ou lembretes relacionadas aos seus objetivos específicos. As notificações devem agir como um treinador útil, não um incômodo. Se toda mensagem agregar valor, como incentivo, atualizações sobre progresso ou lembretes de metas, os alunos terão maior probabilidade de apreciá -los.

Psicologia de design

O engajamento depende não apenas dos recursos, mas também de como o aplicativo se sente. É aqui que a psicologia e o design se reúnem. Pequenas opções em visuais, cores e feedback podem impactar bastante a experiência do usuário. Quando se trata de cores, o uso de cores brilhantes e energéticas pode criar emoção, enquanto as cores mais calmas ajudam a manter o foco. O feedback também é importante. Isso pode incluir animações ou sons simples que jogam quando os alunos respondem corretamente, oferecendo -lhes satisfação imediata. Você também precisa de barras de progresso mostrando o progresso do usuário para concluir uma lição, o que pode ser muito motivador. Por fim, dividir o conteúdo em etapas ou telas menores ajuda a reduzir os sentimentos de ficar sobrecarregado e faz com que as tarefas pareçam mais gerenciáveis.

Objetivos e marcos

O engajamento depende da motivação. Por que alguém deveria usar seu aplicativo todos os dias? Isso pode ser alcançado através de objetivos e marcos claros que ajudam os alunos a saber o que buscar e sentir um sentimento de sucesso. Você pode conseguir isso de várias maneiras. Primeiro, incentive os usuários a definir metas pessoais no início. Em seguida, divida as lições em níveis ou módulos para que os alunos possam ver seu progresso. E, finalmente, não se esqueça de celebrar marcos com certificados, crachás ou até uma simples mensagem de felicitações. A chave é tornar o progresso visível. Quando as pessoas podem ver o quanto alcançaram e quão próximas estão de seus objetivos, é mais provável que permaneçam engajados.

Conclusão

Os melhores aplicativos educacionais conseguem criar uma experiência divertida, não apenas com informações sobre despesas. As pessoas gostam de usar seus aplicativos favoritos e retornam a eles porque se sentem recompensados ​​ou até um pouco “viciados” de uma maneira saudável. Esta é a chave para um aprendizado móvel eficaz. Não se trata apenas de aprender fatos; Trata -se de encorajar a curiosidade, mostrar progresso e celebrar pequenas vitórias. Quando o aprendizado se torna algo que as pessoas esperam, é aí que o aplicativo é bem -sucedido.



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