Os influenciadores de finanças estão cada vez mais presentes nas redes sociais dos brasileiros. É o que mostra a prévia do nono relatório FInfluence, feito pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a Anbima.
A pesquisa que monitora esses perfis identificou crescimento de 8,4% no número de influenciadores ativos na primeira metade de 2025. No total, são 803 influencers de finanças atuando nas redes em 1.750 perfis monitorados.
A audiência cresceu ainda mais: eles atingiram 287,8 milhões de seguidores, alta de 9,2% no primeiro semestre na comparação com a segunda metade de 2024, segundo o levantamento.
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Os influenciadores conquistaram audiência maior publicando mais conteúdos: foram 432.786 postagens sobre finanças – alta de 9,7%. A média mensal chegou a 72 mil conteúdos.
Por outro lado, o engajamento caiu pela primeira vez desde o início do monitoramento. Foram 2.719 interações por post, o que representa recuo de 8,3% na comparação com o segundo semestre do ano passado, quando a média era de 2.965 interações por publicação. As interações totais ultrapassaram a marca de 1,18 bilhão.
Segundo Amanda Brum, CMO da Anbima, “os números reforçam o avanço contínuo do ecossistema digital de finanças e que a ‘finfluência’ já é uma das principais forças de educação e debate econômico no ambiente online, oferece informações acessíveis tanto para investidores iniciantes quanto para os mais experientes”.
Maiores influenciadores de finanças do Brasil
Na oitava edição do FInfluence, divulgada em junho deste ano, Charles Mendlowicz, o Economista Sincero, foi indicado como o maior influenciador de finanças do País. Ele foi seguidor por Bruno Perini (Você MAIS Rico) e Thiago Guitián Reis, que mantiveram alta relevância nas plataformas. Os estreantes Thiago Godoy e Renato Breia também aparecem pela primeira vez entre os dez mais influentes do país, sinalizando a abertura de espaço para novos perfis no topo.
Entre os perfis corporativos, o InfoMoney seguiu como referência absoluta, ocupando o topo do ranking das empresas mais influentes nas redes sociais.
Fonte ==> Exame