Este áudio é gerado automaticamente. Por favor, deixe-nos saber se você tiver comentários.
Para os profissionais de marketing de CPG, medir com precisão o retorno do investimento (ROI) das promoções continua a ser uma dificuldade, especialmente para as compras na loja que ainda representam cerca de 80% das vendas, apesar do crescimento do comércio eletrónico. A Ibotta lançou hoje (3 de novembro) uma nova ferramenta que busca solucionar esse problema, conforme detalhes compartilhados com o Marketing Dive.
LiveLift é uma ferramenta de medição e otimização de campanha em andamento que, segundo a plataforma de promoções, pode ajudar a impulsionar vendas incrementais em escala e reimaginar uma forma importante de marketing de desempenho. Ele funciona analisando bilhões de transações de mais de 80 varejistas líderes que usam a plataforma Ibotta, incluindo Walmart, Instacart e Doordash, comparando grupos estatisticamente correspondentes de consumidores que viram e não viram campanhas para determinar as vendas básicas e o aumento de vendas gerado por promoções.
A ferramenta foi testada pelas gigantes de bens de consumo embalados (CPG) Kimberly-Clark e Hain Celestial, bem como pela Liquid Death. A marca de bebidas disruptivas teve um aumento de 19% nas vendas e de 23% nas unidades diárias movimentadas em um teste do LiveLift. Para o diretor de mídia da Liquid Death, Benoit Vatere, a ferramenta é “acéfala”.
“Para sermos capazes de otimizar em direção à incrementalidade e investir dinheiro promocional em vendas incrementais, e realmente orientar que tipo de metas incrementais você deseja atingir, não poderíamos fazer isso (antes)”, disse Vatere.
Funis mais completos para CPGs
A Ibotta planeja lançar o LiveLift de forma mais ampla, com recursos adicionais relacionados ao aumento da frequência de medição e maiores recursos de otimização. A ferramenta é o mais recente desenvolvimento da plataforma que visa melhorar o marketing de desempenho para marcas de CPG.
“Os profissionais de marketing esperam medições precisas em seus esforços de marketing digital, mas historicamente não tinham acesso ao mesmo nível de recursos para promoções digitais”, disse Bryan Leach, CEO e fundador da Ibotta, em comunicado. “O LiveLift permite que as marcas reinventem sua estratégia de promoção nacional, permitindo-lhes gerar volume incremental em escala com controle e eficiência.”
Para Liquid Death, o LiveLift da Ibotta permite que uma marca que tem sido tradicionalmente focada no marketing no topo do funil – sem grandes compras de mídia – traga os consumidores através do funil com promoções temporárias de redução de preços e aumente a receita incremental.
“Quando você não consegue realmente controlar para onde suas promoções estão indo e para quem elas estão indo, isso pode ser muito desafiador”, disse Vatere. “Se você começar a receber promoções nas mãos de alguém que estava planejando comprar de qualquer maneira… fica muito caro.”
O lançamento do LiveLift segue o recente anúncio de uma parceria entre a Ibotta e a Circana, a empresa de tecnologia e análise, para aproveitar a medição Household Lift da Circana e análises baseadas em IA. As campanhas Ibotta resultaram em fortes vendas incrementais que excederam os benchmarks da categoria, de acordo com estudos da Circana Household Lift. Da mesma forma, a Liquid Death vê as campanhas Ibotta alimentadas pela LiveLift como um componente-chave de seus esforços de funil inferior – especialmente para uma marca com um orçamento menor do que os gigantes da categoria de bebidas.
“O maior problema com as marcas menores é pensar que, por terem menos dinheiro, deveriam estar apenas no funil inferior”, disse Vatere. “Você precisa ter os dois. A combinação deve ser sempre a mesma, (mas) os valores em dólares podem variar.”