Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Com 1,6 mil novas vagas, setor varejista de SP tem melhor maio desde 2022

Com 1,6 mil novas vagas, setor varejista de SP tem melhor maio desde 2022

O varejo paulistano voltou a mostrar reação no mercado de trabalho. Dados da Pesquisa de Emprego do Varejo Paulistano (PEVP)elaborada pelo Sindilojas-SPmostra que foram criadas 1.652 vagas com carteira assinada em maio, resultado que representa o melhor desempenho para o mês desde 2022 — e o segundo mês consecutivo de crescimento.

O saldo positivo de maio veio de 31.596 admissões e 29.944 desligamentos, levando o total de empregados CLT no varejo paulistano a aproximadamente de 603 mil. Em relação a abril, houve avanço de 7,3% no saldo de empregos formais.

“A pesquisa mostra um varejo que, embora desigual em seus resultados, segue se adaptando às condições econômicas e ao comportamento do consumidor”, avalia Aldo Macri, presidente do Sindilojas-SP.

Contratações impulsionadas por bens essenciais

Os segmentos de produtos farmacêuticos (+453 vagas) e hipermercados (+438) lideraram as contratações, seguidos por cosméticos, supermercados e lojas de departamentos.

Na avaliação da Sindilojas-SP, os resultados refletem uma preferência crescente por bens essenciais, sustentada pela manutenção da renda familiar e pelo foco do consumidor em itens de necessidade imediata.

Em contrapartida, setores mais ligados ao consumo não essencial ainda enfrentam dificuldades. Estabelecimentos de comércio de itens como móveis, artigos esportivos, açougues, equipamentos de informática e artigos de armarinho registraram mais demissões do que admissões em maio.

Continua depois da publicidade

Essa dinâmica reforça o comportamento de um consumidor mais cauteloso, que posterga compras de maior valor agregado ou ligadas à moda e lazer.

Acumulado de 2025 também é positivo

Com o desempenho de maio, o varejo da capital passou a acumular 772 vagas formais abertas em 2025. Supermercados (+854), hipermercados (+704) e o varejo de produtos de higiene pessoal (+577) são os destaques do ano.

Por outro lado, o varejo de vestuário perdeu 2.146 empregos no acumulado do ano, seguido por calçados (-603), confirmando o impacto negativo nos setores mais sensíveis à confiança do consumidor.

Continua depois da publicidade

Apesar do cenário macroeconômico desafiador, para o Sindilojas-SP, o desempenho de maio sinaliza o início de um reaquecimento com a mudança de estação. “A tendência para os próximos meses é de leve aceleração nas contratações, especialmente nos setores mais sensíveis à sazonalidade de inverno”, diz Macri.



Fonte ==> Exame

Relacionados