Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geração Z não está a salvo dos impactos da IA no mercado de trabalho

Geração Z não está a salvo dos impactos da IA no mercado de trabalho

  • O bilionário e cofundador da Microsoft, Bill Gates, diz que a habilidade de usar ferramentas de IA é ao mesmo tempo “divertida e empoderadora”, e incentiva a Geração Z a adotá-la cedo. Mas ainda não está claro se essa adoção será suficiente para salvar os formandos do ritmo de disrupção no mercado de trabalho. Em resposta, os candidatos já estão mudando suas estratégias.

O cofundador da Microsoft, Bill Gates, tem um conselho para os recém-formados: abracem as ferramentas de IA, mas não esperem estabilidade na busca por emprego.

Gates afirmou que sistemas inteligentes geralmente revelam oportunidades que são “divertidas e empoderadoras”, disse ele à CNN. No entanto, isso pode não significar que graduados ambiciosos conseguirão seus empregos dos sonhos apenas usando IA; o mercado de trabalho continua difícil, mesmo para quem entende essas aplicações.

“Abraçar (a IA) e acompanhá-la será muito, muito importante”, disse Gates. “Isso não garante que não teremos muita desorganização.”

Leve seu negócio para o próximo nível com auxílio dos principais empreendedores do país!

Gates afirmou que não mudou suas recomendações para os jovens: “Sejam curiosos, leiam e usem as ferramentas mais recentes”, disse ele.

A IA abalou as carreiras de nível inicial

A Geração Z está cada vez mais exausta da busca por emprego antes mesmo de começar. Candidatos frustrados têm reclamado no TikTok sobre o número de e-mails de rejeição que receberam das empresas e expressado o medo de que o mercado de trabalho esteja quebrado. E dados recentes confirmam isso: as vagas para empregos de nível inicial nos EUA diminuíram cerca de 35% desde janeiro de 2023, e os cargos que podem ser facilmente automatizados pela IA estão sofrendo um impacto desproporcionalmente grande.

Uma pesquisa recente mostrou que 49% dos caçadores de emprego da Geração Z nos EUA acreditam que a IA reduziu o valor de seus diplomas. Enquanto isso, a taxa de desemprego para recém-formados universitários subiu para mais de 6% nos últimos 12 meses até maio, enquanto a taxa nacional geral de desemprego gira em torno de 4%.

Continua depois da publicidade

A substituição de trabalhos de nível inicial pela IA já está sendo sentida em todos os setores. Na empresa global de investimentos Carlyle, os contratados anteriores para cargos de nível inicial que avaliavam negócios costumavam recorrer ao Google para artigos e solicitar documentos manualmente. Agora, o trabalho está sendo feito pela IA, e a empresa está mudando para contratar funcionários juniores que possam garantir a precisão do trabalho.

Os CEOs também têm ajustado suas estratégias de contratação. Bill Balderaz, CEO da empresa de consultoria Futurety, com sede em Columbus, disse ao The Wall Street Journal que decidiu não contratar um estagiário de verão este ano, optando por usar o ChatGPT para criar textos para as redes sociais.

Como a Geração Z está se posicionando

Para a Geração Z que está entrando no mercado de trabalho, o jogo da carreira está mudando. Assim como investidores recorrem a títulos do Tesouro em tempos de incerteza econômica, muitos trabalhadores mais jovens estão buscando a segurança de trabalhos braçais e funções baseadas em conexão humana, criatividade e habilidades físicas.

Continua depois da publicidade

Uma pesquisa recente com 1.000 trabalhadores da Geração Z mostrou que 53% estão se inclinando para ofícios qualificados ou licenciados em construção, encanamento e elétrica. Por exemplo, empregos na instalação de elevadores podem pagar até seis dígitos e não exigem diploma universitário. Em seguida, vêm profissões focadas em pessoas, como saúde, educação e serviço social.

c.2025 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group



Fonte ==> Exame

Relacionados